Cuidados

Para prevenir problemas bucais no seu pet, siga as instruções abaixo:

1. Visite o médico veterinário para exames periódicos

O médico veterinário é o profissional indicado para o exame completo da cavidade bucal (avaliação odontológica), podendo orientá-lo sobre o tratamento adequado e um programa preventivo. Uma vez que a doença periodontal acomete por volta de 85% dos animais adultos, o médico veterinário precisa monitorar o progresso do programa de prevenção que está sendo realizado, pois alguns animais formam placa bacteriana mais rapidamente. Além disso, outros problemas poderão ser identificados e tratados corretamente.

2. Inicie uma rotina de cuidados bucais

Recomenda-se um programa de higiene bucal que inclui escovação regular dos dentes com escovas e pastas especialmente formuladas para animais. Não se deve usar dentifrícios para humanos, porque contém substâncias que, se ingeridas, podem causar problemas estomacais e intoxicação. A escovação diária consiste na melhor forma de prevenir o acúmulo de placa bacteriana e conseqüente formação do tártaro, evitando-se assim, a doença periodontal.

3 – A importância da dieta

A ração seca de boa origem, além de fornecer uma dieta balanceada, pode ser benéfica no auxílio ao combate à placa bacteriana devido ao atrito entre os dentes e a ração. Ossos artificiais e biscoitos caninos também auxiliam no controle da placa. O importante é lembrar que a dieta é apenas coadjuvante no controle da placa e que nada substitui a escovação diária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *